Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lei que fixava subsídios dos vereadores será retirada do ordenamento jurídico de Junco do ...

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    O Pleno Tribunal de Justiça da Paraíba julgou, por unanimidade, procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 999., para determinar a retirada da Lei nº 262, de 22 de outubro de 2008, do ordenamento jurídico do Município de Junco do Seridó. O julgamento foi na manhã desta quarta-feira (11), e a decisão seguiu o voto do relator, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

    De acordo com o relatório, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Junco do Seridó entrou com a ADI por considerar que a lei, que fixava os subsídios dos vereadores e presidente da Câmara Municipal, não observava os limites estipulados na Constituição Federal. Segundo referida lei, as remunerações dos parlamentares mirins e do presidente da Casa Legislativa eram nos valores de R$ 2.500 e R$ 3.600, respectivamente, o que representa 82,41% das despesas com folha de pagamento e subsídios.

    O relator do processo, em seu voto, versou sobre o § 1º do artigo 29-A, da Constituição Federal que diz: "A Câmara Municipal não gastará mais de 70% (setenta por cento) de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus vereadores".

    Sobre esse assunto, a Constituição do Estado da Paraiba, no § 1º do artigo 17, determina: "A remuneração dos vereadores será fixada pela respectiva Câmara Municipal, em cada legislatura, para a subsequente, observados os limites e critérios definidos nesta Constituição e na Constituição Federal".

    "Verifica-se, pois, evidente afronta da legislação municipal, ora impugnada, ao texto da Carta Federal, restando igualmente, violado o artigo 17, § 1º, da Constituição do Estado da Paraiba", disse o relator na conclusão do seu voto.

    Por Gabriella Guedes

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-que-fixava-subsidios-dos-vereadores-sera-retirada-do-ordenamento-juridico-de-junco-do/2004104

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)