Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Agricultor será indenizado por fornecedor de sementes de melão defeituosas

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    A 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça manteve decisão da Comarca de São Miguel do Oeste que condenou a empresa Isla S/A Importadora de Sementes para Lavoura ao pagamento de R$ 4,8 mil de indenização em benefício do agricultor Nelson Foss da Silva.

    Ele adquiriu sementes de melão tipo "gaúcho" daquela empresa, promoveu o plantio mas, no momento da colheita, percebeu problemas na coloração dos frutos, que também apresentavam rachaduras. Nos autos foi comprovada a venda de 400 gramas de semente pela empresa Isla, para Walker e Cia. Ltda., que as revendeu para Nelson.

    Na produção, o agricultor contou com a assistência do Incra e de técnico em agropecuária. Neste período, em 2000, houve normalidade no volume de chuvas durante o cultivo, assim como na fase da colheita.

    A importadora apelou ao TJ sob argumento de que o caso não poderia ter sido resolvido com base no Código de Defesa do Consumidor, uma vez que não ficou comprovada a aquisição das sementes e tampouco apareceu a nota fiscal hábil a registrar a venda.

    Não foi o que interpretou o desembargador Luiz Carlos Freyesleben, relator da matéria, que votou pela aplicação do CDC ao caso.

    Para o magistrado, o fornecedor de sementes defeituosas responde pelos danos causados ao consumidor e, para não ter que fazê-lo, deve demonstrar sua falta de responsabilidade do produto defeituoso no mercado ou demonstrar a culpa do consumidor ou de terceiro.

    A indenização arbitrada, com valores a serem ainda corrigidos, abarca danos materiais e lucros cessantes. (AC nº

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações125
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agricultor-sera-indenizado-por-fornecedor-de-sementes-de-melao-defeituosas/2017526

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)