Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ condena homem que assaltou lotérica com arma de brinquedo em São José

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça negou provimento ao recurso interposto por Idalino Ribeiro, e o condenou à pena de cinco anos e cinco meses de reclusão, em regime fechado, pelos crimes de roubo e tentativa de roubo, na forma continuada, praticados contra a Lotérica do Kobrasol, em São José.

    De acordo com os autos, no dia 24 de junho de 2008, o acusado, com uma arma de brinquedo em mãos, entrou no estabelecimento comercial e anunciou às funcionárias o assalto, oportunidade em que roubou R$ 280,00. Cerca de duas semanas após o delito, ele retornou à lotérica e, da mesma maneira, subtraiu para si R$ 150,00.

    Desta vez, no entanto, para seu azar, os clientes notaram a cópia pitoresca do armamento, e conseguiram imobilizá-lo até a chegada da polícia. Inconformado com a sentença de 1º Grau, que estipulou pena de seis anos e dois meses, Idalino apelou para o TJ. Pleiteou a absolvição do crime de roubo consumado por ausência de provas.

    Alternativamente, postulou a desclassificação desse delito para exercício arbitrário das próprias razões, por conta de uma dívida do "jogo do bicho" que, segundo ele, a lotérica realizava. Em seu voto, a relatora da matéria, desembargadora Salete Sommariva, explicou que a autoria do crime está evidenciada tanto pelos relatos testemunhais quanto pelas imagens capturadas pelas câmeras de segurança do local.

    Além disso, o próprio réu confessou a autoria em juízo. "Conforme proposição levantada pela defesa no sentido da desclassificação de roubo para o crime de exercício arbitrário das próprias razões, além da forma criminosa utilizada pelo recorrente para ver suprida sua pretensão de obter a restituição de valores de suposto 'jogo do bicho', é cediço que por se tratar de atividade ilícita, resta claro que o objetivo do agente não poderia ser satisfeito legalmente através da prestação jurisdicional, tratando-se de numerário proveniente de jogo ilegal e terminantemente proibido em todo país", finalizou a magistrada, ao negar provimento ao pleito alternativo.

    A decisão, por unanimidade, reformou parcialmente a sentença da comarca de São José, somente quanto à dosimetria da pena aplicada. (Apelação Criminal n.

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações87
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-condena-homem-que-assaltou-loterica-com-arma-de-brinquedo-em-sao-jose/2178775

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)