Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Turma determina reintegração de empregado da COPASA

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    Modificando a decisão de 1o Grau, a 3a Turma do TRT-MG determinou a reintegração no emprego de um empregado da Copasa, com o pagamento de todos os salários vencidos, desde a rescisão do contrato de trabalho. Isto porque, a dispensa do empregado de sociedade de economia mista, admitido mediante concurso público, é um ato administrativo e, como tal, deve ser motivado, o que não aconteceu no caso.

    O trabalhador ingressou nos quadros da Copasa, em 20.01.99, após aprovação em concurso público, e foi dispensado sem justa causa em 03.10.07. O juiz de 1o Grau negou o pedido de reintegração, sob o fundamento de ser inaplicável aos empregados públicos o artigo 41, da Constituição Federal, que trata da estabilidade do servidor público. Mas o desembargador Bolívar Viégas Peixoto interpretou os fatos de outra forma.

    Segundo explicou o relator, a Copasa é uma sociedade de economia mista, que integra a administração pública indireta do Estado de Minas Gerais. O trabalhador foi dispensado sem justa causa e sem que a reclamada indicasse a motivação para a prática desse ato, o que o torna arbitrário. "Ainda que se entenda que não há a estabilidade ao empregado público de empresa pública, tem-se que a dispensa do servidor admitido mediante o concurso público, como todo ato administrativo, tem de ser motivada, não obstante se trate de relação regida pela CLT, implicando a sua falta a invalidade do ato "- ressaltou.

    O desembargador lembrou que o artigo 2o, da Lei n.º 9.784/99, que dispõe sobre o processo administrativo federal, determina que a Administração Pública, estando aí incluídas as empresas públicas e sociedades de economia mista, observem o princípio da motivação de seus atos. Como consequência, todos os entes da administração pública devem instaurar processo administrativo disciplinar para apuração de falta grave, pois ele é um requisito integrante da motivação. Por isso, a dispensa do reclamante é ilegal, devendo ser anulada e o trabalhador reintegrado na empresa.

    (RO nº 01120-2009-034-03-00-1)

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/turma-determina-reintegracao-de-empregado-da-copasa/2245246

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)