Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O homicídio qualificado: A história de uma emenda popular

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    A inclusão do homicídio qualificado na lei dos crimes hediondos decorreu de uma reação ao crime bárbaro que vitimou a atriz Daniella Perez, em dezembro de 1992. Filha da escritora e autora de novelas Gloria Perez, Daniella foi assassinada aos 22 anos pelo então ator Guilherme de Pádua, e por sua mulher, Paula Nogueira Thomaz, que a emboscaram a atriz e a mataram com 18 golpes de tesoura.

    Foi um homicídio qualificado não só pela crueldade, mas pela premeditação e a emboscada. Em uma postagem no blog De tudo um pouco , Gloria Perez relembra como se deu a mobilização para a mudança na lei, por meio de iniciativa popular. O blog também abriga histórias de inúmeros crimes bárbaros ocorridos no Brasil nos últimos anos:

    Menos de 48 horas depois de ter assassinado Daniella, Guilherme de Pádua é solto por força de um habeas-corpus. Foi quando eu descobri que, de acordo com a legislação da época, matar não dava cadeia: os criminosos tinham direito de esperar, em liberdade, por um julgamento que podia ser adiado indefinidamente - bastava ter bons advogados, que soubessem explorar as brechas da leis e utilizar o número infinito de recursos para atrasar o andamento do processo (...)

    Nelson Oliveira / Agência Senado

    A emenda popular

    Menos de 48 horas depois de ter assassinado Daniella, Guilherme de Pádua é solto por força de um habeas-corpus. Foi quando eu descobri que, de acordo com a legislação da época, matar não dava cadeia: os criminosos tinham direito de esperar, em liberdade, por um julgamento que podia ser adiado indefinidamente - bastava ter bons advogados, que soubessem explorar as brechas da leis e utilizar o número infinito de recursos para atrasar o andamento do processo: vide o caso Maristela Just, há 21 anos à espera do julgamento.

    Aconteceu que, em 1990 entrou em vigor a lei dos crimes hediondos: uma espécie de listagem de crimes que deviam ser levados a sério. Para estes, que eram tidos como os mais graves, a prisão era imediata e não se admitia o pagamento de fiança. Matar botos, papagaios, animais que faziam parte do patrimônio, era crime hediondo -matar gente, não. Assassinato não entrou na lista. Por isso, Guilherme de Pádua estava solto.

    E para quem se pergunta: como? mas porque ele e a cúmplice ficaram presos à espera do julgamento? não foi por terem assassinado Daniella: foi para proteção deles, foi porque o juiz considerou que corriam perigo nas ruas!

    Minha indignação não conheceu limites. Então descobri um dispositivo da constituição que permitia à sociedade fazer passar uma lei, desde que a reinvindicação fosse assinada por uma certa porcentagem da população do país. Procurei o dr Biscaia, na época chefe do Ministério Público, e ele se encarregou de redigir a emenda: considerou que, ao invés de propor uma nova lei, o que se devia fazer era incluir o homicídio qualificado (aquele em que existe a intenção de matar), no rol dos crimes hediondos.

    E assim foi feito. Redigida a emenda, imprimimos um abaixo assinado, e a distribuição, numa época sem internet e sem contar com o apoio de nenhum grande órgão de imprensa, era feita de mão em mão. Gente de todo o país escrevia, pedindo as listas, que eram passadas em repartições, escolas, shows, nas ruas mesmo.

    Foi uma campanha de mães, uma campanha encabeçada por mães que haviam perdido seus filhos: Jocélia Brandão (de Minas, mãe da Miriam Brandão), as mães de Acari, as vítimas de Vigário geral , a Valéria Velasco, de Brasilia, e tantas outras! a mudança não teria nenhuma interferência no caso dos nossos filhos, uma vez que a lei não retroage para punir, mas evitaria que outras mães viessem a passar pela humilhação e constrangimento a que éramos submetidas, vendo os assassinos de nossos filhos livres, leves e soltos pelas ruas.

    Nessas condições, em três meses apenas, conseguimos reunir

    assinaturas -a lei só pedia 1.000.000. E as levamos ao Congresso. Lá, não foi fácil o percurso: muitos se esquivaram na hora da votação do projeto. Devo deixar registrado o agradecimento de todas nos ao senador Humberto Lucena, que abraçou nossa causa e se empenhou na aprovação da emenda.

    Assim nasceu a primeira emenda popular da História do Brasil. Na prática, o que ela fez foi igualar a vida humana à vida dos botos e papagaios. Tudo bem, já é alguma coisa!

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2880
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-homicidio-qualificado-a-historia-de-uma-emenda-popular/2288519

    Informações relacionadas

    Camila Lavaqui, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Análise de Caso: Daniella Perez

    Victoria Puperi, Estudante de Direito
    Artigoshá 6 anos

    A Origem Histórica da Lei de Crimes Hediondos

    Antunes Jose, Estudante de Direito
    Artigoshá 7 anos

    Homicídio: dos primórdios aos dias atuais

    Jorge Wilker Agostinho Andrade, Estudante de Direito
    Modelosano passado

    Parecer

    Modeloshá 6 anos

    Modelo (Parecer nº 7 , de 2017)

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)