Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Limites da proibição de um síndico.

Publicado por JurisWay
há 14 anos

Por Dr. Cristiano De Souza*

Recentemente recebi uma pergunta de uma leitora que dizia que no condomínio onde morava, o síndico proibia a entrada de um prestador de serviços que faria uma atividade dentro da unidade condominial, por ser o mesmo um ex-funcionário que o condomínio havia demitido. Na questão, era relatado que o síndico deixou ordens expressas para que nenhum funcionário do condomínio permitisse a entrada, ainda que na companhia do morador tomador de serviços, sob pena de demissão sumária.

Pois bem, o síndico administra o condomínio e não a vida privada de cada morador, desta forma, assim quando assume o poder de representação dos proprietários para gerir o condomínio deve se ater aos limites que a função lhe opõe, uma vez que não é proprietário do condomínio, mas apenas síndico.

A legislação é clara quando determina:

Art. 1.348. Compete ao síndico:

(...) IV - cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembléia;

Ou seja, uma vez que as normas internas não podem existir com determinações contra a lei, é dever do síndico cumprir a lei também que determina ainda:

Art. 1.335. São direitos do condômino:

I - usar, fruir e livremente dispor das suas unidades;

(...)

Logo verificamos que é direito do proprietário, estendido a qualquer morador, dispor livremente de suas unidades com responsabilidade sob pena de multa (penalidade administrativa prevista em lei), senão vejamos:

Art. 1.336. São deveres do condômino:

(...) IV - dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes.§ 222 o O condômino, que não cumprir qualquer dos deveres estabelecidos nos incisos II a IV, pagará a multa prevista no ato constitutivo ou na convenção, não podendo ela ser superior a cinco vezes o valor de suas contribuições mensais, independentemente das perdas e danos que se apurarem; não havendo disposição expressa, caberá à assembléia geral, por dois terços no mínimo dos condôminos restantes, deliberar sobre a cobrança da multa.

Ainda que o sindico deva representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns, verificamos como impossível tal postura do sindico sujeito ativo da questão apresentada, pois o prestador de serviço não teria relação jurídica com o condomínio, mas sim com um condômino que sempre será responsável por seus prestadores de serviços e prepostos perante o condomínio.

Não é muito lembrar que nossa Constituição Federal assim determina:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

(...) II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

(...) VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

(...)

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

Tais orientações são o mínimo que trazemos a baila, pois a matéria permiti uma visão vertical profunda, que vai do mínimo de uma possível indenização em face do síndico, até questões na área penal.

Fica a questão: Se a prestação de serviços o síndico não deixa, imaginem se o prestador de serviços decidir comprar um imóvel no condomínio, o que será que o síndico fará?

Limites são para serem respeitados, principalmente nas atividades representativas.

(*)

Cristiano De Souza Oliveira é Advogado e Consultor Jurídico na área condominial, sócio consultor da DS&S Consultoria e Treinamento Condominial, ministra cursos, palestras, seminários e conferências sobre o tema Condomínios, é autor de diversos textos publicados na mídia especializada (sites / revistas e jornais), tendo recebido em 2008 Menção Honrosa no 2º. Premio ABRACOPEL de Jornalismo - Segurança nas Instalações Elétricas pela coluna que assina no site do Programa Casa Segura, intitulada Reflexões de um Síndico no Condomínio Edilício. - Colaborador e colunista da Revista Direcional Condomínios. - É graduado em Direito e pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil, Membro Relator da Comissão da Assistência Judiciária, da OAB/SP - Triênio 2004/2006, Membro da Diretoria Executiva da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso da OAB/SP nos anos de 2007 e 2008.

Contato:

- cdesouza@aasp.org.br / cdesouza@adv.oabsp.org.br

  • Publicações73364
  • Seguidores793
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações53824
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/limites-da-proibicao-de-um-sindico/2328683

Informações relacionadas

MACEDO E GUEDES ADVOCACIA, Advogado
Artigoshá 3 anos

A abusividade do regimento interno em condomínio edilício ao restringir o direito de propriedade do condômino

Miguel Zaim, Advogado
Artigoshá 5 anos

Da Responsabilidade Civil e Criminal do Sindico.

Marcus Monteiro, Advogado
Artigoshá 2 anos

O Síndico "Ditador" e os Danos Morais Cometidos Contra Moradores

Carolina Gaspari Advocacia, Advogado
Artigoshá 5 anos

Quem pode embargar uma obra no condomínio?

Bernardo César Coura, Advogado
Artigoshá 2 anos

Obras em condomínio, direito à propriedade, direito à privacidade e o direito de passagem

32 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Gostaria de saber se a restrição de entrada na unidade a prestadores habituais, registrados para controle do condomínio, assim como funcionários domésticos (funcionários de Pet shop que buscam animais para p banho por exemplo) tem amparo legal.
O condomínio pode exigir que o condômino seja obrigado a descer para levar o animal e impedi-lo de autorizar a entrada desse prestador ? continuar lendo

Boa tarde!
Moro em um prédio com 24 apartamentos, há 6 anos.
Aqui no prédio parece que são seis moradores e 18 estranhos. Há uma diferenciação clara de tratamento com os moradores mais novos e os mais antigos. Os direitos e deveres nao valem para todos. Muitos chegam e se mudam rapidamente por nao aguentarem o mal estar que ela causa nos novos moradores.
Nos ultimos meses a "perseguição" a minha família aumentou, depois que fiz uma reclamação formal no livro, solicitando duas coisas para serem colocadas na proxima assembleia.
Tal perseguição chegou ao ponto de proibir a menina da limpeza e portaria de falar com a gente. Porém as duas estao com medo de expormos está situação e elas sofrerem consequências, pois são ameaçadas constantemente.
A sindica pode fazer essa proibição?! Caso haja alguma consequencia para elas, isso pode ser considerado um assédio, abuso de poder? continuar lendo

Boa tarde!

Desde o início da pandemia a síndica do meu prédio estabeleceu várias restrições de circulação no meu prédio. Acontece que minha cidade já está na Onda Verde e ela continua com estas mesmas restrições, alegando que o condomínio é repleto de idosos.

Precisei fazer uma obra no meu apartamento e ela fez de tudo para impedir. Tive uma série de gastos extras e, para poder me resguardar legalmente, consegui alvará da prefeitura para troca de pisos do apartamento. A síndica restringiu o horário de obras entre 08 e 13h sem passar por assembleia e hoje quis impedir a entrada de um montador de móveis alegando que "montar móveis" não estava no alvará. O arquiteto (sim! precisei contratar um arquiteto para apenas trocar os pisos do meu apartamento! ) bateu boca com ela e ela liberou, desde que o montador saísse do apartamento antes das 13h.

Para mim, está bem claro que ela está extrapolando todos e quaisquer limites, mas gostaria de saber mais detalhes sobre as leis que permitem "mandos e desmandos" dos síndicos durante a pandemia.

Pode me ajudar, por favor? continuar lendo

Primeiro quero parabeniza esse maravilhoso sistema de comunicação facilitando as pessoas tirarem suas dúvidas referente as leis condominiais. O que eu gostaria de saber é se o síndico de um condomínio por ser policial tem o direito de sai de porta em porta dos moradores entregando notificações de cobrança das dúvidas condominiais, deixando assim os moradores numa situação constrangedora ou até mesmo de intimidação. E última pergunta , o meu vizinho tem o cão pettibu o cachorro é bastante manso com pessoas mais não pode ver gatos que quer pegar e mata por azar do vizinho o cão se soltou duas vezes e toda as duas vezes ele matou dois gatinhos porque no meu condomínio e cheio por conta do fato o síndico proibiu o morador de ficar com o cachorro no apto dele, a pergunta é o síndico pode fazer isso e proibir a entrada do morador com o seu amigo de estimação tendo em vista que o dono mandou gradear todas as saídas porta, janelas. Aguardo resposta continuar lendo