Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ausência de debates ou memoriais e falta de defensor em depoimento do réu resultam em nuli...

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    Depoimento de réu que não foi realizado na presença de advogado ou defensor público implica na nulidade do feito, bem como a ausência de debates orais ou de abertura de prazo para memoriais. Esse é o entendimento da 19ª Câmara Cível do TJRS, que desconstituiu sentença que determinava a reintegração de posse de garagem situada no pátio ferroviário de Rosário do Sul, bem como tornou nulo o feito desde a audiência de instrução.

    O Defensor Público designado para atender o réu não pôde comparecer ao depoimento em audiência de instrução e julgamento, pois prestava atendimento ao público naquele dia.

    Diante do fato, o relator, Desembargador Guinther Spode, considerou que o testemunho não poderia ser considerado válido, pois a ausência de defesa técnica contamina a coleta da prova. Da mesma forma, entendeu que não foram oportunizados debates orais, bem como estes não foram substituídos por memoriais. Ambos estão previstos no art. 454 do Código de Processo Civil e a ausência deles implica na nulidade.

    Os Desembargadores Carlos Rafael dos Santos Júnior e Mylene Maria Michel acompanharam o voto do relator.

    Apelação Cível nº 70035489574

    EXPEDIENTE

    Texto: Jaíne de Almeida Martins

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ausencia-de-debates-ou-memoriais-e-falta-de-defensor-em-depoimento-do-reu-resultam-em-nuli/2366052

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)