Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Anulação de eleição para membro da CIPA não retira garantia de emprego do trabalhador insc...

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    Ainda que a eleição para membro da CIPA tenha sido anulada pelo empregador, a garantia de emprego dos trabalhadores inscritos persiste. De acordo com o disposto na NR 5, da Portaria 3.214/78, do MTE, e artigo 10, II, a, do ADCT, desde o momento em que o processo eleitoral tem início, o que ocorre com o registro das candidaturas, todos os inscritos têm garantido os seus empregos. Assim entendeu a 9a Turma do TRT-MG, ao decidir manter a sentença que condenou a instituição de ensino reclamada a pagar ao empregado, dispensado após a anulação da eleição, os salários do período da estabilidade

    A reclamada não se conformou com a condenação, sustentando que o mero registro a candidato de membro da CIPA não dá direito à estabilidade de emprego, mas apenas expectativa de direito. A recorrente alegou, ainda, que a eleição não chegou a ser concretizada, devidos a vícios detectados por ela própria e, que, por serem de ordem pública, o processo eleitoral não gerou nenhum efeito.

    No entanto, o desembargador Antônio Fernando Guimarães, depois de analisar todo o processo, concluiu que os argumentos da recorrente serviram apenas para justificar a rescisão do contrato de trabalho do reclamante. Se houve, de fato, alguma irregularidade quanto à formação da CIPA, caberia exclusivamente ao Ministério do Trabalho e Emprego fiscalizar e determinar a correção. Além disso, mesmo com a anulação da eleição, frisou o relator, as inscrições já realizadas ficam garantidas, conforme previsto na Portaria 3.214/78.

    Como o processo eleitoral teve início, com as candidaturas devidamente registradas, todos os inscritos têm garantia de emprego, até, pelo menos, a eleição ser realizada. E, para os eleitos, a garantia se estende até um ano após o fim do mandato. Aliás, esta é a previsão constitucional, do art. 10, II, a, do ADCT. Nem se diga que não houve eleição, pois esta não é condição necessária para a garantia da estabilidade, nem tampouco a suspensão do processo eleitoral pode servir de arma para evitar a aquisição da garantia no emprego - finalizou, mantendo a sentença.

    (RO nº 01007-2009-023-03-00-2)

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações220
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anulacao-de-eleicao-para-membro-da-cipa-nao-retira-garantia-de-emprego-do-trabalhador-insc/2374524

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)