Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estado de SC tenta anular condenação em ação civil pública por contratações irregulares

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    Querela nullitatis insanabilis. Este é o nome da ação movida pelo Estado de Santa Catarina contra o Ministério Público do Trabalho (MPT) buscando a nulidade absoluta de processo - Ação Civil Pública (ACP) - que tramitou na 4ª Vara do Trabalho de Florianópolis. O juiz Roberto Masami Nakajo, que examinou o pedido, extinguiu o processo sem julgamento do mérito.

    O Estado alegou que a decisão na ACP foi proferida por juízo absolutamente incompetente. Nakajo considerou inadequada a ação porque ela não menciona a falta de qualquer dos pressupostos para a formação do processo - característica para ajuizamento dessa ação específica -, o que afasta o interesse de agir do autor. Também não foi identificada nenhuma nulidade na decisão, que já transitou em julgado há mais de dois anos.

    Conheça o caso

    A sentença que motivou o processo extinto foi proferida em Ação Civil Pública proposta em 2005 pelo MPT, determinando que a Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina não mais contratasse servidores sem concurso público e nem terceirizasse serviços da área-fim.

    A ACP resultou, à época, de denúncia do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde de Florianópolis sobre a contratação sem concurso de servidores pelo regime da CLT. O MPT instaurou procedimento investigatório para fazer cessar as contratações temporárias e também evitar que ocorresse a terceirização da atividade-fim da administração.

    O Estado de Santa Catarina vinha praticando essas contratações baseado em legislação estadual contrária à Constituição Federal, pois não comprovou a necessidade temporária de excepcional interesse público.

    Em 1993 foi editada lei estadual estabelecendo a possibilidade de contratação temporária, por um ano renovável por mais um, sem qualquer exigência. Na sequência foram providenciadas várias leis e medidas provisórias no mesmo sentido.

    O Juiz Paulo André Jacon, da 4ª VT de Florianópolis, sentenciou na ACP em março de 2006, condenando o Estado a não mais contratar servidores temporários pela CLT, promover concurso público, nomear os aprovados, rescindir os contratos irregulares, não terceirizar a atividade-fim e fiscalizar o cumprimento das normas trabalhistas pelas prestadoras de serviços. Fixou, ainda, multa média de R$ 5 mil por dia para cada item descumprido.

    Mais de um ano depois, o MPT denunciou, já no processo de execução, o descumprimento da decisão judicial, acusando o Estado de terceirizar serviços essenciais na área da saúde, ao transferir unidades hospitalares, prédios, equipamentos e recursos, no todo ou em parte, para a iniciativa privada.

    O Estado, após requerer sucessivas prorrogações de prazo, afirmou ter cumprido as determinações da sentença, justificando a contratação temporária de médicos especialistas por se tratar de questão emergencial gerada pela falta de candidatos nos concursos.

    Na audiência designada para esclarecimentos, a juíza Ângela Maria Konrath voltou a determinar que não fossem admitidos mais trabalhadores por meio de convênios ou contratos com qualquer entidade pública ou privada que se qualifique como Organização Social de Interesse Público - Oscip, ou como cooperativa de trabalho.

    Também determinou que não se efetivasse qualquer negócio jurídico que pudesse mascarar a terceirização de serviços, bem como não houvesse admissão de trabalhadores em caráter temporário. Por fim determinou a realização de concurso público, no prazo improrrogável de 120 dias, para substituir todos os trabalhadores admitidos de forma irregular.

    Segundo a juíza Konrath, garantir a efetividade da regra constitucional que impõe a prévia aprovação em concurso público como condição de acesso aos cargos, empregos e funções públicas é medida que se impõe para a proteção de toda a coletividade, que é atingida em práticas que surrupiam os avanços de democratização dos espaços públicos.

    A decisão no processo de execução é de março de 2009. Desde então, além da tentativa frustrada de anular a sentença dada na ACP, o Estado ajuizou agravo de petição, embargos declaratórios e recurso de revista. O último aguarda julgamento no Tribunal Superior do Trabalho.

    Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT/SC

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estado-de-sc-tenta-anular-condenacao-em-acao-civil-publica-por-contratacoes-irregulares/2410960

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TJMA - Ação Civil Pública com Pedido de Tutela Provisória de Urgência - Ação Civil Pública - de Ministério Público do Estado do Maranhão

    Manifestação - TJMT - Ação Civil Pública - Ação Civil Pública Cível - de Ministério Público do Estado de Mato Grosso contra Estado de Mato Grosso

    (Modelo) Ação Civil Pública com pedido liminar - caso prático faculdade - Constitucional.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)