Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estado é responsabilizado por morte de detento durante fuga de presídio

    Publicado por JurisWay
    há 9 anos
    O Estado de Goiás foi condenado a indenizar a filha de um detento que foi alvejado por policiais militares durante uma tentativa de fuga do estabelecimento prisional. A menina receberá R$ 30 mil, por danos morais, e pensão mensal, no valor de 70% do salário mínimo, até que complete 25 anos de idade. A decisão monocrática é do juiz substituto em segundo grau Carlos Roberto Fávaro (foto), que considerou omissão do Poder Público em zelar pela integridade física do preso.

    A partir do momento em que a pessoa é recolhida, assume o Estado o dever de vigilância e incolumidade do preso. Assim, a responsabilidade da Administração, em casos desse jaez, independe de perquirição de culpa de sua parte, conforme frisou o magistrado.

    Nesse sentido, Fávaro manteve a sentença proferida em primeiro grau, na Vara da Fazenda Pública da comarca de Anápolis, pela juíza Monice de Souza Balian Zaccariotti, a despeito de recurso interposto pelo Governo. Na apelação, a defesa alegou que o fato danoso ocorreu por causa da conduta exclusiva do detento e que ele foi imediatamente socorrido.

    Contudo, o juiz substituto em segundo grau destacou que é dever do Estado o bom funcionamento da execução penal. (O Governo) possuindo estrutura física e pessoal (agentes públicos) disponíveis, deveria utilizar-se de tais meios de maneira adequada a fim de evitar tanto a rebelião quanto a fuga, para evitar resultado morte de seus acautelados. (.) Em outro exemplo, o próprio treinamento eficiente dos serventuários envolvidos poderia, também, evitar o resultado morte.

    A necessidade de pensionamento mensal também foi questionada pelo Executivo. Fávaro elucidou que cabe do Governo a ajuda mensal à filha da vítima, ainda que o falecido não exercesse atividade remunerada antes da prisão, uma vez que a dependência econômica é presumida. Veja decisão. (Texto: Lilian Cury - Centro de Comunicação Social do TJGO)











    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estado-e-responsabilizado-por-morte-de-detento-durante-fuga-de-presidio/242467620

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)