Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Universidade obtém respaldo legal para adotar critérios de revalidação de diploma do exter...

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    Publicado em 09 de Novembro de 2010, às 13:58



    A 6.ª Turma do TRF da 1.ª Região reformou, em parte, sentença de 1.º grau, para assegurar que a Fundação Universidade do Amazonas possa limitar o número de pedidos de processo de revalidação de diploma obtido no exterior.
    A Universidade argumenta que, de acordo com o artigo 4.º da Resolução CES n.º 1, com a redação atribuída pela Resolução n.º 8, ambas do Conselho Nacional de Educação, compete às instituições de ensino superior a fixação do procedimento de revalidação de diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras.
    Devido ao grande número de pedidos, a Universidade limitou a análise e o processamento, em cada semestre letivo, aos pedidos formulados pelos primeiros dez candidatos. Pondera ainda, que o valor cobrado como taxa de revalidação do diploma foi estabelecido levando-se em conta variáveis de custo econômico e intelectual que interagem e interferem na realização do processo, não havendo como se considerar ilegal ou desproporcional a cobrança da taxa.
    O relator convocado, juiz federal Rodrigo Navarro de Oliveira, explicou que a autonomia atribuída às universidades pelo art. 207 da Constituição Federal não lhes assegura total independência. Como mencionado na Lei n.º 9.394/96, em seu art. 48, os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação. O relator afirmou que esta mesma corte já decidiu anteriormente que as universidades brasileiras não estão obrigadas a revalidar automaticamente diplomas de graduação se o candidato não preenche os requisitos necessários para tanto, sendo certo que este procedimento deve ser feito de acordo com o previsto na legislação em vigor.
    Embora a autonomia concedida pela Carta Constitucional às universidades não seja absoluta, o artigo 4.º da Resolução CES n.º 1, do Conselho Nacional de Educação, com a redação atribuída pela Resolução n.º 8, confere às universidades o processo de revalidação dos diplomas concedidos pelas universidades estrangeiras. Não há, por não contrariar o conteúdo material da referida resolução, nenhuma irregularidade no procedimento da Universidade Federal do Amazonas de limitar a análise, para adequação à sua capacidade operacional, apenas aos pedidos dos dez primeiros requerentes na área de respectiva atuação, alertou o magistrado.
    Concluindo, o relator afirmou em seu voto que a limitação do número de pedidos constitui exigência plausível que se insere na esfera da autonomia didático-pedagógica da Universidade. Em relação ao valor da taxa de validação, o magistrado considerou que não há demonstração de existência de custos administrativos elevados que justifiquem a exigência de tal valor.
    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Regional Federal da 1.ª Região

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações105
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/universidade-obtem-respaldo-legal-para-adotar-criterios-de-revalidacao-de-diploma-do-exter/2459487

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)