Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Laudo oficial é imprescindível para pedido de isenção do Imposto de Renda sobre proventos ...

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    Publicado em 15 de Março de 2011, às 19:40



    Portador de cardiopatia pediu ao TRF/ 1.ª Região que revisse decisão contrária ao agravo no qual pedia isenção do Imposto de Renda sobre os proventos de sua aposentadoria.
    No agravo, o aposentado alega que há provas que demonstram ser ele portador de doença cardíaca grave e, citando lei de 1995, afirma que o juiz não está adstrito à exigência de laudo oficial, podendo formar seu convencimento com a prova dos autos.
    De acordo com o desembargador federal Luciano Tolentino Amaral, a partir de 1996, a legislação diz que para esse tipo de isenção a moléstia deverá ser comprovada mediante laudo pericial emitido por serviço médico oficial, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
    Citando jurisprudência convergente do TRF/ 1.ª Região e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em seu voto, o relator afirma que para fins de afastamento do imposto de renda de pessoa física sobre proventos de contribuintes que se declaram portadores de cardiopatias, a prova inequívoca (...) resulta (...) da conjugação genérica usual de três fatores: prova da existência do mal; laudo oficial que o ateste; e enquadramento da moléstia à hipótese de isenção.
    No entendimento do desembargador Luciano Tolentino, para a administração o direito do agravante não existe porque está ausente laudo pericial oficial. Assim, o relator negou provimento ao agravo regimental, acompanhado por unanimidade pela 7.ª Turma.
    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações130
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/laudo-oficial-e-imprescindivel-para-pedido-de-isencao-do-imposto-de-renda-sobre-proventos/2606988

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)