Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Recurso de apelação a acusado de tráfico de drogas é negado

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    Por unanimidade, os desembargadores da 2ª Turma Criminal negaram provimento ao recurso de apelação criminal interposta por W.R.S. contra sentença que julgou procedente o pedido contido na denúncia no crime previsto no artigo 33, caput , da Lei de Drogas, à pena de cinco anos, 10 meses de reclusão e 600 dias-multa, em regime fechado.

    O artigo 33, caput , da Lei de Drogas exprime que, para a tipificação do crime de tráfico não se exige a prova da flagrância do ato de comércio, basta que o agente importe, exporte, remeta, prepare, produza, adquira, tenha oferecido, transporte, traga consigo, guarde, entregue a consumo ou, ainda, forneça droga, bem como haja conjunção de outros elementos e circunstâncias que indiquem que se destinava a entrega a terceiros.

    No processo, o apelante afirmou que os depoimentos das testemunhas são nulos, pois foram não ratificadas as declarações prestadas na fase policial; a interceptação telefônica obtida também é nula, porque é fruto de prova obtida por meio ilícito; não existem provas a ensejar o édito condenatório e prequestiona dispositivo constitucional e infralegal.

    O relator do processo, Des. Manoel Mendes Carli, justificou em seu voto que não existe razão para a nulidade dos depoimentos das testemunhas, por violação ao artigo 204, do Código de Processo Penal, porque foi devidamente observado o contraditório e a ampla defesa, visto que foi possibilitado à defesa, após a ratificação dos depoimentos, formular reperguntas a fim de sanar eventuais dúvidas.

    Para o desembargador, a interceptação telefônica feita demonstra claramente que o apelante, mesmo preso, cumprindo pena privativa de liberdade em regime fechado pela prática de tráfico de drogas, comandou o narcotráfico por meio de um telefone celular e a devida interceptação está nos termos da Lei nº 9.296 de 24 de julho de 1996, sem nenhuma violação à intimidade do apelante. Por estas razões apresentadas, os desembargadores negaram a apelação de W.R.S. e a sentença foi mantida.

    Autoria do Texto: Assessoria de Imprensa

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações88
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recurso-de-apelacao-a-acusado-de-trafico-de-drogas-e-negado/2646357

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)