Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Saiba mais sobre as taxas de condomínio.

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    Se você mora ou pretende morar em um apartamento, ou é dono de imóveis em condomínios tem que saber como deve ser calculada a taxa do condomínio do seu prédio para que a cobrança não seja injusta aos moradores desses imóveis.

    A taxa condominial arrecadada mensalmente é destinada a cobrir as despesas de manutenção e conservação do edifício. Podem estar incluídos nestas despesas recursos para contratação de mão de obra como jardineiro, porteiro e funcionário responsável pela limpeza, energia gasta com elevadores e lâmpadas dos corredores, água, gás, produtos de limpeza, etc.

    De forma geral, existem duas maneiras de estipular a taxa a ser paga. A primeira, o síndico deve somar todos os gastos rotineiros do mês e dividi-los entre todos os moradores. Desse modo, todo mês haveria uma pequena variação no valor a ser pago, mas a cobrança estaria sempre justa. Outra maneira de estipular o preço do condomínio é através da cobrança de uma taxa fixa com base na média dos gastos.

    Todo mês, é cobrada a mesma taxa, mas nem sempre equivale ao valor real que foi gasto. Quando o edifício tem apartamentos com tamanhos diferentes fica um pouco mais complicado fazer o cálculo da taxa. Nesses casos, o valor é estipulado através das frações ideais que se baseiam na área construída de cada unidade. Por ela, entende-se que os apartamentos maiores consomem mais serviços e despesas e, por isso, devem pagar mais por eles.

    Há também a possibilidade de ser cobrado um fundo de reservas junto com a taxa de condomínio. Esse valor extra é destinado às emergências ou reformas como, por exemplo, pintura do prédio ou troca de fiação. Para cobrar o fundo de reservas o síndico deve fazer uma reunião com todos os condôminos, explicar os motivos pelos quais haverá o aumento na taxa e expor os valores e prazos definidos. Caso não haja situação de emergência o dinheiro pode ficar armazenado ou pode ser gasto em outra obra estabelecida por todos os moradores. É válido destacar que o fundo de reservas deve ser discriminado no boleto de pagamento com o nome da obra a que se destina.

    A taxa de condomínio pode sofrer também um acréscimo anual equivalente ao repasse dos reajustes ocorridos nos impostos. Neste caso, o síndico não é obrigado a discriminar no boleto e não precisa aprovação da assembleia, mas deve avisar aos condôminos sobre o aumento da taxa.

    Fonte: Matéria disponibilizada no site: www.licitamais.com.br

    • Publicações73364
    • Seguidores791
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8620
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/saiba-mais-sobre-as-taxas-de-condominio/2660958

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - Ação Condomínio

    Petição Inicial - TJMT - Ação Declaratória de Abusivade de Cobrança de Taxa de Condominio Cumulada com Obrigação de Fazer e Pedido de Tutela de Urgência - Procedimento Comum Cível - contra Edificio Van Gogh

    Petição Inicial - TJSP - Ação Declaratória de Anulação de Reajuste de Taxa de Condomínio c/c Pedido de Liminar e Multa - Procedimento do Juizado Especial Cível

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
    Jurisprudênciahá 7 anos

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Apelação Cível: AC XXXXX-27.2016.8.21.7000 RS

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 6 anos

    Projeto impõe restrições a aumento da taxa de condomínio

    4 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    No caso de um condomínio em que a agua é rateada de igual forma entre os condôminos, a taxa de condomínio cobre os gastos com o fornecimento de agua? continuar lendo

    Pago 80.00 reais no meu imovel quem me cobra 120.00 de condominioisso é certo continuar lendo

    De profundidade, mas onde se coloca em um contrato de aluguel à responsabilidade pelo pagamento da taxa extra de impermeabilidade da laje ? Não seria de competência do proprietário do imóvel? continuar lendo