Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seu síndico ou a administradora de seu condomínio estão agindo corretamente?

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    Por Celso Russomanno

    As despesas do seu condomínio estão altas? Seu condomínio é uma caixa preta, que não lhe permite ter acesso a qualquer tipo de informação? Saiba, então, como agir.

    Participar das Assembléias é o primeiro passo para ser ouvido, pois lá você tem direito à palavra e ao voto, para discutir assuntos referentes ao seu condomínio, além de manifestar sua opinião, que deverá constar na Ata da reunião.

    Importante: para ter direito a voto, você tem que estar em dia com as despesas condominiais. Se for inquilino, precisará de uma procuração do proprietário do imóvel.

    A lei 4.591, de 16/12/1964 ampara as pessoas que habitam no condomínio, existindo também regulamentação na Lei 10.406, de 10/01/2002. Além dessas leis, o condômino deve cumprir a sua convenção, aprovada pelo voto da maioria absoluta de seus membros, registrada em Cartório de Registro de Imóveis, não podendo contrariar as leis acima citadas. As Atas são registradas no Cartório de Títulos e Documentos para que todos tenham acesso às decisões deliberadas, sem precisar pedir ao Síndico.

    O síndico é o representante legal do condomínio. Pode ser morador do condomínio ou não, pessoa física ou jurídica, eleito na forma prevista pela convenção, por até dois anos, com direito à reeleição. É de sua responsabilidade administrar o condomínio, prestando conta de todos os atos praticados durante a sua gestão. Mas, na prática nem sempre isso ocorre.

    Muitos moradores se acomodam e até aceitam administradoras de condomínios sem qualquer referência, comandadas por síndicos de atuação suspeita, que prestam péssimos serviços, trazendo um enorme prejuízo ao condomínio.

    Para evitar o risco de fraude, algumas medidas são necessárias: fazer comparação de preço com outras empresas para saber se o preço que está sendo cobrado é mais alto do que o do mercado; conferir se a despesa é necessária ou supérflua. Várias são as denúncias sobre Síndicos que compram produtos ou adquirem serviços para a sua residência, colocando os gastos em nome do condomínio; acompanhar, mensalmente, a movimentação da conta corrente do condomínio; fiscalizar o recolhimento de INSS e FGTS dos funcionários; e conferir se as contas de água e de luz do condomínio estão sendo pagas na data de vencimento.

    Fique atento: se houver suspeita de irregularidades na administração do Síndico, junte o maior número de documentos que as comprove. Reúna uma comissão para analisar toda essa documentação. Comprovada a fraude, convoque uma Assembléia específica para destituir o Síndico do cargo ( Amparo Legal : artigo 1.349 da Lei nº 10.406, de 10/01/2002 - Código Civil - CC). O pedido para a convocação desta Assembléia deve ser assinado por, no mínimo, um quarto dos condôminos (artigo 1.355, do CC). O Síndico deve ressarcir o prejuízo causado. Caso contrário, faça um Boletim de Ocorrência na Delegacia mais próxima e peça a instauração de inquérito por prática de estelionato, se ocorrer um superfaturamento das compras ou dos serviços prestados ( Amparo Legal : artigo 171, do Código Penal - CP), ou apropriação indébita, no caso de desvio de dinheiro do condomínio para conta pessoal do Síndico ( Amparo Legal : artigo 168, do CP).

    Lembre-se: o Síndico é o representante legal do condomínio. É ele que será chamado à justiça para prestar contas, mesmo quando há uma administradora legalmente contratada e estabelecida para realizar os serviços administrativos para o condomínio. O fato de contar com os serviços da administradora não serve de desculpa pelas irregularidades cometidas, restando ao condomínio ingressar com ação futura contra a administradora para se ressarcir dos danos sofridos, com base nos artigos 14; 31; 39, incisos III, V, VI e X; e 66, do CPDC - Pena: detenção de três meses a um ano e multa.

    Fonte: Artigo disponibilizado no site: http://www.celsorussomanno.com.br

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17291
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seu-sindico-ou-a-administradora-de-seu-condominio-estao-agindo-corretamente/2660959

    Informações relacionadas

    Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Abuso de Poder do Síndico-obrigação de fazer

    Roberta Couto, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    O que fazer quando o síndico desrespeitar a convenção condominial?

    Pedro Henrique Keller, Estudante de Direito
    Modeloshá 3 anos

    Quesitos para perícia de periculosidade trabalhista

    Petição Inicial - TJSP - Ação Anulatória de Assembleia Condominial C.C Tutela de Urgência por Liminar - Procedimento Comum Cível

    Manuela Ferreira, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Como notificar o síndico de forma correta

    11 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    E bom saber que podemos contas com profissionais idoneos e com capacidade de uma interaçao com usuarios com interesse e prestesa no atedimento.obgdo. continuar lendo

    A síndica do condomínio onde meu pai trabalha não aceita pagar a eles quando um sai de férias ou esta afastado por doença, a carteira de trabalho deles é registrada como eles trabalham um dia e folga no dia seguinte, agora quando tem caso de férias ou doença ela coloca eles pra trabalhar no dia que seria a folga deles sem pagar nada, ou seja no normal eles trabalham um dia e folga outro, ela ta colocando eles pra trabalhar dois dias pra folgar um, um dia é do salário deles e outro eles tem que trabalhar de graça por que ela disse que não vai pagar, essa pratica dela já tem 2 anos, toda férias de um funcionário ou quando algum ta doente os outros são obrigados a trabalhar sem receber pelo o dia a mais continuar lendo

    Bom dia sou síndica, mas as despesas são tratadas todas pela advogada da imobiliária q cuida do prédio! Não tenho acesso à nada só ao boleto q pago uma taxa do condomínio todo mês, mais nada, como devo proceder? continuar lendo

    Bom dia,

    No condomínio onde tenho um apartamento, a síndica é irmã da dona da administradora, pd isto? Não teria conflito de interesses envolvidos?
    O boleto vêm mal discriminado, ainda por cima por exemplo, teve uns 3 meses este ano que não teve serviço de jardinagem mas veio cobrado nos boletos, etc... com proceder neste caso? obrigado continuar lendo