Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empresa de engenharia deve pagar taxas de condomínio ao Aldebaran Beta

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) determinou que a empresa Pimentel Lopes Engenharia e Arquitetura Ltda pague ao Condomínio Residencial Aldebaran Beta a quantia de R$ 66.187,40, referente a taxas condominiais. A empresa havia pedido a compensação da dívida, alegando que o condomínio estaria utilizando dois de seus lotes como depósito de materiais. Ainda que tenha ocorrido a ocupação sem seu consentimento, em nenhum momento a recorrente se utilizou dos meios cabíveis visando impedir a utilização de seus lotes pelo condomínio, deixando para manifestar a sua contrariedade apenas após a propositura da ação de cobrança, o que leva a crer que tinha conhecimento dos fatos e, mesmo assim, não se opôs, mostrando-se incabível a cobrança de aluguéis, pontuou o desembargador-relator Alcides Gusmão da Silva.

    Analisando o processo, o desembargador concluiu que a Pimentel Lopes Engenharia e Arquitetura Ltda não comprovou a ocupação indevida por parte do condomínio e que a compensação pretendida pela empresa só seria possível se existisse uma relação de negócio entre as partes.

    De acordo com o membro da Corte estadual, fotografias apresentadas pela empresa na ação de cobrança das taxas condominiais movida pelo Aldebaran Beta não definem as circunstâncias em que a ocupação supostamente se deu. O condomínio alegou que as fotos foram tiradas em dia de limpeza dos terrenos desocupados.

    A Pimentel Lopes recorreu da sentença proferida pelo juízo da 10º Vara Cível da Capital, alegando, inclusive, que o Aldebaran Beta não provou a existência da dívida, sustentando que os boletos de cobrança apresentados na ação de cobrança não seriam suficientes para a comprovação.

    Alcides Gusmão afastou o argumento comentando que o que de fato se constata é a não comprovação do pagamento das taxas, visto que a empresa não juntou qualquer comprovação de quitação, além de ter confessado a dívida quando pediu a compensação das taxas pelos aluguéis.

    Na verdade, o que se vislumbra é a clara intenção do apelante de se eximir do pagamento das taxas condominiais através de um suposto débito relativo a aluguéis, o qual não restou suficientemente demonstrado, finalizou o desembargador.

    Matéria referente à Apelação Cível nº , julgada na sessão desta quarta-feira (01) da Primeira Câmara Cível.

    ------

    Rivângela Santana

    Dicom TJ-AL

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações90
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-de-engenharia-deve-pagar-taxas-de-condominio-ao-aldebaran-beta/2717339

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)