Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Resultado do censo demográfico feito pelo IBGE tem presunção de legalidade

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    Publicado em 14 de Junho de 2011, às 17:16

    Resultado do censo demográfico feito pelo IBGE tem presunção de legalidade

    O Município de Rio de Contas/BA apela contra sentença de 1.º grau objetivando suspender os efeitos da contagem populacional de 2010 (12.817 habitantes), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e aplicar o quantitativo populacional de 2009 (13.816 habitantes), devendo tal estimativa ser utilizada pelo TCU na distribuição e repasse de verba do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

    O Município alega que a redução do quantitativo de sua população implicará redução dos valores repassados pelo FPM, causando prejuízos para a população. Afirma ter questionado administrativamente os dados publicados pelo IBGE em 2010 (12.817 habitantes), que presume incorretos, pois, além de acarretarem dano ao erário municipal, são divergentes dos números constantes nos cadastros do município.

    O relator, desembargador federal Tolentino Amaral, da 7.ª Turma, afirmou que o Município não comprovou que sua população tenha aumentado. Apenas indício do aumento populacional, sem prova concreta da alegação, não invalida pesquisa realizada por órgão público competente e idôneo.

    O magistrado considerou que cabe ao IBGE a atribuição de efetuar o censo demográfico populacional dos municípios brasileiros. Assim, os dados apresentados pelo Município não têm o condão de afastar a legitimidade conferida ao órgão oficial (IBGE).

    AI - 0011286-24.2011.4.01.0000/BA

    Assessoria de Comunicação Social

    Tribunal Regional Federal da 1.ª Região





    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/resultado-do-censo-demografico-feito-pelo-ibge-tem-presuncao-de-legalidade/2735953

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)