Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz destaca importância da prestação de serviços à comunidade

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    A 31ª Vara Criminal Central de São Paulo condenou o desempregado Cleber Luciano da Silva a oito meses de reclusão e ao pagamento de seis dias-multa, no piso legal, pela prática de tentativa de furto.

    De acordo com a denúncia, no dia 18 de dezembro de 2010, o réu tentou subtrair, para si, um notebook pertencente ao hipermercado Carrefour localizado na Rua Domingos Calheiros, no Tucuruvi, Zona Norte de São Paulo, não consumando o delito por circunstâncias alheias à sua vontade.

    Em sua decisão, o juiz Março Mattos Sestini substituiu a pena privativa de liberdade pela prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas, durante o mesmo período daquela, frisando que, em hipótese de revogação, o regime de cumprimento da pena será o aberto, cumulado com condição especial prevista no art. 115 da Lei de Execução Penal, consistente em prestação de serviços à comunidade pelo tempo restante da pena.

    Na opinião do magistrado, tal determinação decorre da importância pedagógica da prestação de serviços à comunidade, que serve como um instrumento de civilidade e ajuda ao próximo. Infelizmente, é regra em sede de execução o não cumprimento da prestação de serviços à comunidade porque o regime aberto é, em tese, ante a inexistência de casa de albergado, mais benéfico do que a restritiva de direitos. Com isso, a pena privativa de liberdade consiste em mero comparecimento bimestral ou trimestral em juízo para justificar suas atividades, o que desmoraliza a aplicação da prestação de serviços à comunidade. Diante disso, a lei está sendo violada em seu espírito, já que tentou incutir o efeito pedagógico da prestação de serviços à comunidade, impossível frente ao jeitinho dos sentenciados em conseguir formas de burla ao sistema. Processo nº 050.10.100716-7/00

    Assessoria de Imprensa TJSP - AS

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações257
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-destaca-importancia-da-prestacao-de-servicos-a-comunidade/2777404

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)