Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputado federal Otávio Leite consulta TSE sobre número de vereadores nas Eleições 2012

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    O deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consulta em que pergunta sobre a aplicação e o alcance da Emenda Constitucional nº 58, de 2009, em relação aos números limites de vereadores que vão integrar as Câmaras Municipais após o resultado das Eleições 2012.

    Na consulta, que tem como relator o ministro Março Aurélio, o deputado Otávio Leite indaga:

    1 - O TSE editará Resolução para estabelecer normas quanto ao número mínimo de vereadores para cada município, em consonância com as normas estabelecidas na Emenda Constitucional nº 58/2009, que alterou o inciso IV do artigo 29 da Constituição Federal?

    2 - A Emenda Constitucional nº 58/2009 é auto-aplicável?

    3 - Sendo a Emenda Constitucional auto-aplicável, o critério de apuração do quantitativo de vereadores que comporão as Câmaras Municipais terá como parâmetro para estabelecer o número mínimo, aquele previsto como o número máximo do item, imediatamente, anterior e, assim sucessivamente, até atingir a escala de maior densidade populacional de cada município, previstos nas letras a a z da nova redação do inciso IV do artigo 29 da Constituição Federal?

    4 - Alteradas as Leis Orgânicas Municipais, por decisões das Câmaras de Vereadores, a eficácia destas alterações obedecerá ao princípio da anualidade? Ou vigorará a partir do início do processo eleitoral de 2012?

    Base legal

    De acordo com o artigo 23, inciso XII, do Código Eleitoral, cabe ao TSE responder às consultas sobre matéria eleitoral, feitas em tese por autoridade com jurisdição federal ou órgão nacional de partido político. A consulta não tem caráter vinculante, mas pode servir de suporte para as razões do julgador.

    EM/LF

    Processo relacionado: Cta 127325

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputado-federal-otavio-leite-consulta-tse-sobre-numero-de-vereadores-nas-eleicoes-2012/2780874

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)