Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CCJ rejeita criação de regras para a fabricação da cal

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania rejeitou no último dia 2 o Projeto de Lei 7374/06 , do Senado, que regulamenta o processo de fabricação da cal, com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes, principalmente dioxinas e furanos. Com a decisão, a proposta será arquivada, a menos que haja recurso pela sua análise pelo Plenário.

    O projeto exigia licença ambiental prévia para construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos destinados à extração de rocha calcária e à produção da cal virgem, hidratada ou hidratada recuperada.

    O relator na CCJ, deputado Luiz Couto (PT-PB), recomendou a rejeição da proposta por considerá-la inconstitucional. O projeto também havia sido rejeitado pela Comissão de Minas e Energia, mas fora aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

    Situações desproporcionais

    As regras previstas na proposta, segundo Couto, não estão em sintonia com a realidade. O projeto de lei e as emendas podem gerar três situações desproporcionais, causando a inconstitucionalidade: o potencial risco associado às dioxinas e aos furanos, compostos altamente tóxicos e cancerígenos que se acham normalmente presentes no meio ambiente e se acumulam na cadeia alimentar; o controle da cal apenas coibindo a queima de combustíveis irregulares pelos maus produtores; o prejuízo ao produtor artesanal da cal, explicou.

    O parecer de Luiz Couto substituiu o do relator original, deputado Sarney Filho (PV-MA), que havia recomendado a aprovação da proposta. Como não foi acatado pela comissão, o relatório de Sarney Filho passou a constituir voto em separado e o de Luiz Couto tornou-se o parecer vencedor.

    Íntegra da proposta: PL 7374/2006 Reportagem - Noéli Nobre

    Edição - Ralph Machado

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccj-rejeita-criacao-de-regras-para-a-fabricacao-da-cal/2805676

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)