Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Síndico profissional.

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    Por Manoel Martins

    As vantagens de um síndico profissional podem ser vistas tanto sob a perspectiva do condomínio como do próprio síndico. Para o condomínio, o síndico profissional representa a oportunidade de contar com um elemento alheio ao e difício, o que permite uma abordagem comercial da relação que se estabelece entre as partes, ou seja, o desempenho do síndico poderá ser cobrado sem constrangimentos por parte do condomínio, pois o profissional está sendo remunerado pela função; sendo o síndico um morador, dificilmente po der-se-á exigir dele um comportamento equivalente ao de um empregado de uma empresa.

    Por outro lado, o síndico profissional atua sob determinadas condições de horário e dias de trabalho, evitando-se, desta maneira, no caso do síndico residente, que moradores o procurem independentemente de horário, comprometendo sua privacidade.

    Para o profissional que se dispõe a atuar como síndico, sem dúvida, esta é uma oportunidade de trabalho que se abre em meio ao universo condominial em praticamente todas as regiões do país.

    Contudo, para atuar neste segmento, é necessário que o pretendente reúna alguns pré-re quisitos tais como, ter conhecimentos razoáveis da realidade do diaadia dos condomínios, no que se refere aos seus equipamentos, instalações e sistemas básicos, como elevadores, piscinas, quadras, salões de jogos, portões automáticos, sistema de segurança, fornecimento de água, energia, telefonia, manutenção predial etc.

    Requer também, do pretendente, habilidades para relacionar-se de forma adequada com os condôminos, empregados, fornecedores, administradora e prestadores de serviços em geral, além de facilidade para conduzir assembleias e mostrar clareza nos seus atos.

    Do síndico profissional exige-se também um conhecimento acima da média, de questões trabalhistas, da le gislação que se aplica aos condomínios, como o Novo Código Civil, do Regulamento Interno e da Convenção do Condomínio, da Lei do Inquilinato, entre ou tros instrumentos legais.

    Fundamental também é o senso de responsabilidade e organização do profissional, para que os assuntos do condomínio sejam tratados com objetividade e comprometimento, particularmente naquilo que se refere à administração financeira do condomínio. O síndico profissional precisa estar permanentemente afeto aos desembolsos (que não são poucos) e à arrecadação da receita, gerindo com eficácia o fluxo de caixa, a fim de evitar sobressaltos na taxa mensal.

    Entretanto, o trabalho do síndico profissional, por mais competente que seja, estará comprometido, caso algumas condições ideais não estejam presentes no conjunto de sua admi nistração.

    Assim é que, por não conseguir desempenhar sozinho suas atividades, o síndico profissional irá requerer complementaridade por parte de um zelador plenamente capacitado para o cargo, preferencialmente residente no condomínio, uma administradora competente e séria, que de fato ofereça uma assessoria completa ao síndico, além de um conselho fiscal ou consultivo atuante e comprometido com o condomínio.

    Não é demais ressaltar que o síndico, seja ele profissional externo ou condômino residente, é, na verdade, um misto de várias competências e conhecimentos, o que torna a atividade estressante, por conta das dife rentes demandas.

    Manoel Martins de Oliveira Filho, Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP de São Paulo.

    Fonte: Artigo disponibilizado no site: http://cadeosindico.com.br

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações299
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sindico-profissional/2828179

    Informações relacionadas

    Sérgio Pontes , Advogado
    Artigoshá 6 anos

    As responsabilidades do síndico em condomínio edilício

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Seção II. Da Administração do Condomínio

    JurisWay
    Notíciashá 13 anos

    Cuidados na contratação do síndico profissional.

    Paulo Henrique Brunetti, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Inventário: como saber se o falecido deixou testamento?

    Maria Iara Henrique Advocacia, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Onde saber se já deram entrada no inventário?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)