Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão rejeita benefício para quem cuida de parente enfermo ou idoso

    Publicado por JurisWay
    há 12 anos

    A Comissão de Seguridade Social e Família rejeitou nesta quarta-feira (21) o Projeto de Lei 5613/09, da Comissão de Legislação Participativa, que permite à pessoa que vai deixar herança destinar até metade dos bens ou valores existentes para o herdeiro que cuidar dela na velhice ou na doença.

    Ainda de acordo com a proposta, nesse caso, haverá a dispensa da colação, ou seja, da conferência do valor das doações recebidas pelo herdeiro antes da morte do autor da herança a fim de igualar as partes dos descendentes e do cônjuge sobrevivente.

    Os demais herdeiros, por sua vez, não correm risco de deserdação, pois a outra parte da herança ficará intocada até a morte de seu autor. A proposta altera o Código Civil (Lei 10.406/02), que mantém a possibilidade de doação aos descendentes com abatimento posterior no total estabelecido para a partilha, como se fosse um adiantamento.

    Segundo o relator da proposta, deputado Lael Varella (DEM-MG), a dispensa da colação é um atentado contra o princípio constitucional da igualdade entre os descendentes que são herdeiros obrigatórios.

    Varella afirmou que a proposta é injurídica e descabida, pois o Código Civil permite ao autor da herança destinar parte de sua metade a quem desejar, inclusive aos descendentes que o assistiram em sua velhice ou enfermidade.

    Tramitação

    Antes de ir a Plenário, a matéria ainda deve ser examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta: PL 5613/2009 Reportagem - Tiago Miranda

    Edição - Juliano Pires

    • Publicações73364
    • Seguidores791
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-rejeita-beneficio-para-quem-cuida-de-parente-enfermo-ou-idoso/3062036

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)