Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Para especialista, direito ao esquecimento envolve pessoas e não fatos

Publicado por JurisWay
há 7 anos

O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e especialista em direito da personalidade, José Carlos Costa Netto, foi um dos expositores que participaram, na manhã desta segunda-feira (12), da audiência pública sobre a aplicabilidade do direito esquecimento na esfera civil. Para ele, o direito ao esquecimento é relacionado à pessoa, não aos fatos. Ninguém pode alterar os fatos, eles existem e podem ser divulgados ou não, mas a pessoa é quem quer ser esquecida, avaliou.

De acordo com o desembargador, o interesse aos direitos da personalidade surgiu com 2ª Guerra Mundial. Em razão dos regimes presentes à época, tais como estalinismo, fascismo, nazismo, já existia a vontade de proteger o cidadão quanto ao interesse público e a dignidade humana. Nesse sentido, o especialista observou que o direito de imagem, bem como os direitos à honra e à privacidade (intimidade) foram incluídos como direitos fundamentais, porque se verificou a existência de bens que deveriam ser, pela sua natureza, intransmissíveis e inalienáveis.

José Carlos Costa Netto ressaltou que a Constituição Federal (CF) dispõe sobre dignidade humana em seu artigo . Conforme ele, o direito de imagem, o direito à vida privada e o direito à honra estão reunidos em cláusula pétrea contida no artigo , inciso X, da, CF. Se a dignidade humana já abre a Constituição como um princípio fundamental, o artigo diz que esses direitos - imagem, vida privada e honra - devem ser preservados, disse.

De acordo com o especialista, há dois tipos de direitos da imagem: o atributo (lato sensu - sentido amplo) e o retrato (relacionado à fisionomia - rosto ou alguma característica específica). O direito de imagem tem limitação quando, por exemplo, a pessoa sai da esfera da vida privada e vai para a vida pública. Essa é a forma não expressa e a expressa é quando a pessoa autoriza, por documento, a utilização da sua imagem, ressaltou.

Segundo ele, quando há o interesse público, ou seja, o interesse da comunidade, há uma atenuante em relação ao direito de imagem. Ele salientou que os relatos de fato são garantidos pela regra da Constituição quanto à liberdade de expressão. No plano intelectual, artístico ou cientifico, estão as hipóteses de relatos históricos, registros de acontecimentos, resenhas, crônicas e críticas jornalísticas, além de biografias. Em relação às comunicações, o noticiário de atualidades pela imprensa, que é o sentido principal e imediato da comunicação. Excluem-se dessa limitação, conforme o Código Civil, a propaganda comercial, quando atingir a honra e boa fama ou respeitabilidade civil, e se destinarem a fins comerciais.

EC/EH

  • Publicações73364
  • Seguidores793
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações121
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-especialista-direito-ao-esquecimento-envolve-pessoas-e-nao-fatos/468885817

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)