Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Turma afasta inépcia de petição inicial que continha pedido implícito de reconhecimento da relação de emprego

    Publicado por JurisWay
    há 7 anos

    O trabalhador ajuizou a ação trabalhista contra a clínica de ortopedia, pedindo a rescisão indireta. Referiu-se a aspectos do contrato de trabalho, como atraso de salários e ausência de depósitos do FGTS. Mas não pediu expressamente o reconhecimento do vínculo de emprego. Na sentença, o juiz de 1º Grau entendeu que seria o caso de declarar a inépcia da inicial, uma vez que não havia pedido e sequer prova nos autos da formalização do contrato entre as partes. Nesse contexto, encerrou o processo antes mesmo de apreciar o mérito.

    Mas 11ª Turma do TRT de Minas chegou à conclusão diversa ao apreciar o recurso do trabalhador. Para o relator, juiz convocado Delane Marcolino Ferreira, o pedido de reconhecimento do vínculo está implícito na inicial, o que permite o julgamento. Diante da causa de pedir e dos fatos detalhadamente narrados na peça de ingresso, resta evidente que o autor pretende o reconhecimento do vínculo de emprego, pressuposto básico e necessário ao exame de toda a pretensão, registrou no voto.

    Explicando melhor, o juiz convocado considerou que o fato de o pedido de reconhecimento do vínculo não ter constado de forma expressa na inicial não induz à inépcia. É que, no caso, a causa de pedir declinou todos os pressupostos da relação empregatícia. No seu modo de entender, o pedido foi formulado de forma implícita.

    A decisão chamou a atenção para a simplicidade que rege o processo do trabalho, lembrando que os atos processuais já praticados devem ser aproveitados. No caso, já havia sido realizada até mesmo com perícia contábil, não considerando o relator razoável exigir-se do trabalhador que ingresse com nova reclamação. A conduta assoberbaria ainda mais esta Justiça Especializada, avaliou. Também levou em consideração que a defesa rebateu o tema do vínculo de emprego de forma exaustiva.

    Ao final, esclareceu que não seria possível à instância revisora decidir o mérito, pois o juiz de 1º Grau indeferiu a oitiva das testemunhas do profissional, com as quais ele pretendia provar a existência do vínculo empregatício. Determinou, assim, o retorno dos autos à origem para reabertura da instrução processual e posterior julgamento conforme o juiz de 1º grau entender de direito, partindo do pressuposto de que há pedido implícito na inicial de reconhecimento do vínculo empregatício. A Turma de julgadores acompanhou o entendimento.

    Processo 02045-2012-008-03-00-5 (RO) - Acórdão em 09/08/2017

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações165
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/turma-afasta-inepcia-de-peticao-inicial-que-continha-pedido-implicito-de-reconhecimento-da-relacao-de-emprego/502292514

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)