Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Intervenção do MPT é obrigatória em ação movida por filhos menores de empregado falecido em acidente de trabalho

    Publicado por JurisWay
    há 6 anos

    O Ministério Público do Trabalho (MPT) atua como defensor da sociedade e tem, entre suas atribuições, o dever de zelar pelo interesse de menores incapazes. Em situações como a de falecimento de um empregado que deixa filhos menores, o reconhecimento de eventuais direitos trabalhistas envolve direito de herança de incapazes, o que atrai a intervenção obrigatória do MPT.

    A 6ª Turma do TRT-MG, recentemente, analisou um caso em que a viúva e os três filhos menores do empregado de uma empresa de transporte que morreu em acidente de trabalho postulavam direitos trabalhistas descumpridos e indenização por danos morais e materiais causados à família pela morte prematuro do pai. O juiz de primeiro grau acolheu, parcialmente, o pedido dos herdeiros, mas, ao examinar os recursos apresentados pelas partes envolvidas, o relator, desembargador José Murilo de Moraes, constatou que o Ministério Público do Trabalho (MPT) não tinha sido intimado para atuar no processo, apesar de a matéria envolver interesse de menores. Nesse cenário, o relator declarou a nulidade de todos os atos processuais já praticados na ação, a partir da citação, no que foi acompanhado pela Turma revisora.

    O voto do relator se baseou nos incisos II e XII do art. 83 da Lei Complementar 75/93, segundo os quais caberá ao Ministério Público do Trabalho manifestar-se em qualquer fase do processo trabalhista, seja por solicitação do juiz, ou por sua própria iniciativa, caso entenda haver interesse público que justifique a intervenção, podendo, inclusive, solicitar as diligências que julgar convenientes.

    Para fundamentar a decisão, o relator citou o § 2º do art. 279 do NCPC que prevê a nulidade do processo quando o membro do Ministério Público (MP) não for intimado a acompanhar a ação em que deva intervir. Conforme prevê a regra, nesse caso, o juiz deverá invalidar os atos praticados a partir do momento em que o MP deveria ter sido intimado.

    Em seu voto, o desembargador também lembrou que, nos termos dos artigos 202 e 204 da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA), nos processos e procedimentos em que não for parte, o Ministério Público deve atuar, obrigatoriamente, na defesa dos direitos e interesses protegidos na Lei. E, de acordo com o artigo 204 desta lei, a falta de intervenção do Ministério Público levará à nulidade do processo, que deverá ser declarada por iniciativa do juiz ou a requerimento de qualquer interessado.

    Constatada a não intimação do Ministério Público do Trabalho para atuar no processo, apesar de haver interesse de menores púberes e impúbere resultantes de pretensões embasadas em acidente de trabalho que levou a óbito o genitor, impõe-se declarar a nulidade de todos os atos processuais praticados após a citação, principalmente diante de possível prejuízo aos incapazes e herdeiros do trabalhador, arrematou o relator. Acolhendo o voto do relator, a Turma determinou o retorno do processo à Vara de origem, para que, depois de se proceder à intimação do MPT, seja reaberta a instrução processual e proferida nova sentença.

    ProcessoPJe: 0010344-56.2016.5.03.0071 (RO) - Acórdão em 05/07/2017Para acessar processos do PJe digite o número aqui .

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações92
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/intervencao-do-mpt-e-obrigatoria-em-acao-movida-por-filhos-menores-de-empregado-falecido-em-acidente-de-trabalho/513451029

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)