Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Procon-MG realiza 4ª edição do Momento EducAtivo, evento gratuito para discutir a educação financeira na infância

    Publicado por JurisWay
    há 6 anos

    Inscrições para o 4º Momento EducAtivo são gratuitas e já estão abertas

    O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG), órgão integrante do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realizará a quarta edição do projeto Momento EducAtivo - um fórum de debate permanente sobre consumo e consumismo, que tem por objetivo auxiliar as pessoas na adoção de posturas mais críticas no mercado de consumo.

    Tema:

    Dessa vez, o tema do Momento EducAtivo será Educação Financeira na Infância.

    Essa quarta edição tem por objetivo apresentar a importância de se trabalhar a educação financeira infantil na família, na escola e na sociedade.

    Expositoras:

    Yara Silva Ávila

    Psicóloga Clínica/Educacional com atendimento à criança, adolescente, família e adulto, psicopedagoga, educadora e gestora RH e ambiental

    Adriana Fileto

    Educadora Financeira, autora do livro Cuide do seu bolso e do planeta - Um guia para decisões financeiras sustentáveis (Editora Miguilim), economista e mestre em Administração, sócia-proprietária da empresa Jogo Bom - Educação Sustentável.

    Cristina Silveira

    Psicóloga, psicopedagoga, psicanalista, mestranda em Educação, especialista em neuropsicopedagofia e em educação inclusiva.

    Mediador:

    Amauri Artimos da Matta

    Promotor de Justiça e coordenador do Procon-MG

    Data e Horário:

    Dia 07/11/2017 (terça-feira)

    Horário: das 17h às 19h

    Público Alvo:

    - educadores,

    - estudantes,

    - famílias,

    - pessoas que atuam na defesa do consumidor e

    - a população em geral.

    Local:

    Auditório Procuradora de Justiça Simone Montes Pinto Monteiro da Procuradora-Geral de Justiça (Salão Vermelho)

    Avenida Álvares Cabral, 1.690 - 1º andar

    Bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte/MG

    Inscrições e Vagas:

    As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 12h do dia 06/11/2017 (segunda-feira) ou até o preenchimento das vagas.

    Para fazer sua inscrição, acesse o endereço abaixo:

    https://mpforms.mpmg.mp.br/index.php/381612/lang-pt-BR

    Certificado:

    Haverá emissão de certificados, os quais serão entregues, posteriormente, via postal, aos participantes que tiverem frequência igual ou superior a 80% (oitenta por cento) da carga horária total prevista para a ação educacional.

    Desistências:

    As pessoas inscritas que não comunicarem ou justificarem, pelo e-mail escolainscricao@mpmg.mp.br, sua desistência de participar do encontro ficarão impedidas de se inscreverem para as demais ações da EEDC por seis meses - prazo que será contado a partir do dia 07/11/2017.

    Mais informações:

    Veja também mais informações sobre essa ação educacional e sobre os demais eventos promovidos pela EEDC no site do Procon-MG (http://www.procon.mpmg.mp.br) ou pelo correio eletrônico eedc@mpmg.mp.br.

    Saiba mais sobre a Proposta

    O projeto Momento EducAtivo tem o intuito de criar um canal efetivo com diversos segmentos da sociedade: educadores, estudantes, famílias, pessoas que atuam na defesa do consumidor e a população em geral. Para tanto, são realizados eventos periódicos, gratuitos e abertos ao público, os quais contemplam temas como erotização precoce e exploração sexual infantil, transtornos alimentares e obesidade infantil, consumismo e violência, superendividamento, golpes e fraudes na Terceira Idade.

    Em 2017, as edições tratam do consumo e do consumismo dentro do universo infantojuvenil. Para o Procon-MG, as vigorosas estratégias de marketing direcionadas ao público infantil, as práticas de consumo das famílias e a hipervulnerabilidade da criança propiciam a adoção de postura de consumo sem questionamento, reflexão ou crítica.

    Além disso, na avaliação do órgão de defesa do consumidor, a superexposição das crianças aos apelos do consumo pode gerar problemas de diversas naturezas, como endividamento, obesidade infantil, violência, erotização precoce, adultização da infância, entre outros. Já foram realizadas três encontros do Momento EducAtivo este ano.

    Para saber mais sobre a primeira edição, que tratou dos impactos da publicidade na infância, acesse:

    http://www.mpmg.mp.br/areas-de-atuacao/defesa-do-cidadao/consumidor/noticias/procon-mg-debate-os-impactos-da-publicidade-na-infancia.htm

    Para saber mais sobre a segunda edição, que tratou da erotizacao precoce e a exploracao sexual infantil, acesse:

    http://www.mpmg.mp.br/areas-de-atuacao/defesa-do-cidadao/consumidor/noticias/procon-mg-discutearelacao-do-consumismo-comaerotizacao-precoceea-exploracao-sexual-infantil.htm

    Para saber mais sobre a terceira edição, que tratou dos transtornos alimentares e a obesidade infantil, acesse:

    https://www.mpmg.mp.br/areas-de-atuacao/defesa-do-cidadao/consumidor/noticias/procon-mg-debate-relacao-do-consumismo-com-os-transtornos-alimentaresea-obesidade-infantil.htm

    O projeto também busca incentivar o desenvolvimento de educadores na área de educação para o consumo e, com isso, potencializar o trabalho realizado sobre o tema nas salas de aula.

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações156
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procon-mg-realiza-4a-edicao-do-momento-educativo-evento-gratuito-para-discutir-a-educacao-financeira-na-infancia/516919447

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)