Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CAERN tem que pagar Taxa de Limpeza Pública

    Publicado por JurisWay
    há 15 anos

    O desembargador Amaury de Moura Sobrinho negou provimento ao Agravo de Instrumento interposto pela Caern contra a execução fiscal da empresa devido a débitos com a Taxa de Limpeza Pública pela Prefeitura de Natal.

    Na suas razões, a empresa alega que, por ser fornecedora de serviços essenciais, estaria excluída da tributação municipal e questiona ainda a constitucionalidade da Taxa de Limpeza Pública em função de ser um serviço que alega não pode ser calculado de forma específica e divisível, atributos essenciais para a cobrança na modalidade taxa. No Agravo, a Caern pede ainda que seja declarada a inexigibilidade de todas as inscrições na dívida ativa municipal, contante de execução fiscal já em andamento .

    A Prefeitura de Natal, por sua vez, defende a constitucionalidade da Taxa de Limpeza Pública e alega que empresas de natureza jurídica idêntica à Caern são excluídas da imunidade recíproca prevista na Constituição .

    No seu voto, o desembargador Amaury de Moura Sobrinho aponta que a Caern, por ser uma sociedade de economia mista, não tem direito à imunidade concedida às autarquias e fundações mantidas pelo Poder Público, pois é uma pessoa jurídica de direito privado.

    O desembargador também considera que é legal a cobrança da TLP, haja visto que incide na prestação de serviço público específico de coleta e remoção de lixo, não se tratando de limpeza de vias públicas, sendo possível, portanto, a quantificação do seu uso por cada usuário. "Com efeito, basta a disposição do serviço de recolhimento de lixo para que se justifique a cobrança da taxa, independente de efetivo usufruto".

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações79
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caern-tem-que-pagar-taxa-de-limpeza-publica/889534

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)